SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Curriculum and indigenous identities/differences: normalization, invisibility and subalternizationThe elderly’s social representations of the experiences lived throughout environmental changes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ADAM, Joyce Mary. Imprensa escrita e o imaginário sobre a violência escolar: um estudo a partir do jornal Folha de São Paulo. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.111-131. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017131.

O presente artigo objetiva analisar a forma com que a imprensa divulga a violência de jovens e a violência ocorrida na escola. Propõe -se analisar ocorrências noticiadas no jornal, a Folha de São Paulo, no início dos anos 2000, ano em que se percebe o aparecimento de um número significativo de artigos e pesquisas que enfocam a violência escolar. Adota-se como referencial teórico a Sociologia do Imaginário, discutida por diversos autores, como Casto riadis (1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), buscando analisar o imaginário sobre a escola e as interações que se processam na instituição escolar e seu entorno, nas notícias veiculadas sobre violência escolar.

Keywords : Violência Escolar; Produção de Sentidos; Imaginário Social; Imprensa Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )