SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61O Currículo e as identidades/diferenças indígenas: normalização, invisibilidade e subalternizaçãoRepresentações Sociais dos idosos sobre a experiência vivida nas transformações ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ADAM, Joyce Mary. Imprensa escrita e o imaginário sobre a violência escolar: um estudo a partir do jornal Folha de São Paulo. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.111-131. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017131.

O presente artigo objetiva analisar a forma com que a imprensa divulga a violência de jovens e a violência ocorrida na escola. Propõe -se analisar ocorrências noticiadas no jornal, a Folha de São Paulo, no início dos anos 2000, ano em que se percebe o aparecimento de um número significativo de artigos e pesquisas que enfocam a violência escolar. Adota-se como referencial teórico a Sociologia do Imaginário, discutida por diversos autores, como Casto riadis (1986), Legros et al. (2007) e Taylor (2006), buscando analisar o imaginário sobre a escola e as interações que se processam na instituição escolar e seu entorno, nas notícias veiculadas sobre violência escolar.

Palavras-chave : Violência Escolar; Produção de Sentidos; Imaginário Social; Imprensa Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )