SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número61Administração educacional na sede do governo Republicano entre 1922 e 1935Educação Matemática, processos de regulação e o Programa Escola Ativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BRITO, Silvia Helena Andrade; RODRIGUEZ, Margarita Victoria  e  BEZERRA, Artur D’Amico. Marcos legais para a institucionalização da formação docente em Mato Grosso (1910-1970). R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.177-197. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017197.

O artigo tem como objetivo analisar os mar cos legais que acompanharam o processo de institucionalização da escola normal pública em Mato Grosso, entre 1910 e 1970. Para tal, foram compilados a legislação estadual, outros documentos públicos e dados censitários. O texto discorre sobre dois aspectos para analisar a legislação: o crescimento do ensino primário e a expansão da escola normal no Brasil e em Mato Grosso. Como conclusões, destaque-se o maior acesso à formação de professores por meio das escolas normais a partir dos anos 1930, quando as matrículas no ensino primário começaram a se tornar mais significativas no estado.

Palavras-chave : Escola Normal; Mato Grosso; Legislação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )