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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

WANDERER, Fernanda. Educação Matemática, processos de regulação e o Programa Escola Ativa. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.201-221. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017221.

O artigo tem por objetivo analisar a educação matemática produzida pelo Programa Escola Ativa (PEA). Seu referencial teórico é constituído pela Etnomatemática em uma perspectiva que articula o pensamento de Michel Foucault com a obra tardia de Ludwig Wittgenstein. Foram examinados os Cadernos de Matemática utilizados pelos professores e alunos do PEA, seguindo a análise do discurso foucaultiana. O exame do material mostrou que o Programa é um mecanismo regulamentador do conjunto da população do campo que atua sobre as condutas de professores e alunos e também sobre o próprio pensamento infantil, produzindo subjetividades específicas para os sujeitos escolares.

Palabras clave : Educação Matemática; Programa Escola Ativa; Escolas Multisseriadas do Campo; Regulação.

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