SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Language, education and interculturality from an indigenous perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FLEURI, Reinaldo Matias. Aprender com os povos indígenas. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.277-294. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017294.

Victor Valla (1996, p.178) apontava “[...] nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas das classes subalternas estão nos dizendo [...]” e Eduardo Viveiros de Castro nos convida a aprender com os povos indígenas. Nesta perspectiva, discutimos o que estamos aprendendo com os povos indígenas da América Latina. Situamos esta discussão no contexto da colonização brasileira e de resistência dos povos indígenas. Sob o enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. Concluímos comentando as conexões da concepção pedagógica de Paulo Freire com o modo indígena de educar.

Keywords : Indígenas; Decolonialidade; Interculturalidade; Bem-Viver.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )