SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

FLEURI, Reinaldo Matias. Aprender com os povos indígenas. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.277-294. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017294.

Victor Valla (1996, p.178) apontava “[...] nossa dificuldade de compreender o que os membros das chamadas das classes subalternas estão nos dizendo [...]” e Eduardo Viveiros de Castro nos convida a aprender com os povos indígenas. Nesta perspectiva, discutimos o que estamos aprendendo com os povos indígenas da América Latina. Situamos esta discussão no contexto da colonização brasileira e de resistência dos povos indígenas. Sob o enfoque decolonial e não-colonial dos estudos interculturais, discutimos concepções e políticas indígenas de sustentabilidade e do bem-viver. Concluímos comentando as conexões da concepção pedagógica de Paulo Freire com o modo indígena de educar.

Palavras-chave : Indígenas; Decolonialidade; Interculturalidade; Bem-Viver.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )