SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Learning with indigenous peoplesChildren’s Knowledge and the Formation of Indigenous Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.295-310. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017310.

Este artigo trata de tecer algumas conside rações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida con temporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de va lorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocên trica e branqueocêntrica.

Keywords : Povos Indígenas; Línguas Indígenas; Culturas Indígenas; Cosmologias Indígenas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )