SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Aprender com os povos indígenasSaberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.295-310. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017310.

Este artigo trata de tecer algumas conside rações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida con temporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de va lorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocên trica e branqueocêntrica.

Palavras-chave : Povos Indígenas; Línguas Indígenas; Culturas Indígenas; Cosmologias Indígenas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )