SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Language, education and interculturality from an indigenous perspectiveThe cultural pedagogy of indigenous children Guarani and Kaiowá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ALENCAR, Joelma C. P. M.  and  PARENTE, Francilene de Aguiar. Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.311-333. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017333.

O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Es tado do Pará. Como procedimentos metodológi cos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendiza gem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme defi nido como um direito na Constituição de 1988.

Keywords : Criança Indígena; Infância; Escola; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )