SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígenaA pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

ALENCAR, Joelma C. P. M.  e  PARENTE, Francilene de Aguiar. Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.311-333. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017333.

O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Es tado do Pará. Como procedimentos metodológi cos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendiza gem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme defi nido como um direito na Constituição de 1988.

Palavras-chave : Criança Indígena; Infância; Escola; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )