SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Children’s Knowledge and the Formation of Indigenous TeachersThe knowledge and indigenous values transforming the schooling process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

GOMES, João Carlos  and  NASCIMENTO, Adir Casaro. A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.335-354. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017354.

O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Keywords : Infância; Indígena; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )