SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Saberes de Infâncias e a Formação de Professores IndígenasOs saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GOMES, João Carlos  y  NASCIMENTO, Adir Casaro. A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.335-354. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017354.

O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Palabras clave : Infância; Indígena; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )