SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62The cultural pedagogy of indigenous children Guarani and KaiowáSchool as place of cultures:what the Indians say about school and curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PAULA, Eunice Dias de. Os saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.355-372. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017372.

Este artigo apresenta os povos originários como produtores de conhecimentos de variadas na turezas. Embora estes conhecimentos tenham sido apropriados pelos colonizadores, a autoria indígena não é devidamente reconhecida. Au tores pós-coloniais como Santos (2009), Marin (2014) e Quijano (2009) discutem os processos de invisibilização e apagamento destes sabe res, práticas colonialistas que continuam a ser impostas às escolas indígenas. Por sua vez, a presença dos saberes e valores indígenas trans formam os processos de escolarização, inserindo a escola na educação indígena, caminho neces sário para que as escolas sejam indígenas de fato.

Keywords : Saberes Indígenas; Valores Indí genas; Colonialidade; Processos de Escolarização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )