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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

NASCIMENTO, Rita Gomes. Escola como local das culturas:o que dizem os índios sobre escola e currículo. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.373-389. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017389.

A partir das falas de professores e lideranças indígenas acerca da escola diferenciada, busca-se apresentar uma reflexão sobre pluralidade curricular que toma a cultura, ao lado da identidade, como categorias centrais. Buscando construir seus currículos de acordo com os preceitos do paradigma intercultural, os povos indígenas se movimentam em um campo de produção de discursos sobre direitos que abrangem os espaços públicos de enunciação das diferenças e os seus rebatimentos nos diplomas legais que orientam as políticas de educação escolar indígena. Pode-se pensar, assim, as políticas do campo do currículo, através das ideias de pluralidade e diversidade.

Palavras-chave : Educação Escolar Indígena; Currículo Intercultural; Escola diferenciada.

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