SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62School as place of cultures:what the Indians say about school and curriculumProtagonism PaiterSurui: political-pedagogical practices and their relations with ethno knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BRIGHENTI, Clovis Antonio. Entre o universal e os específicos na construção da educação escolar indígena. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.391-403. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017403.

Nesse artigo desenvolvemos uma análise crítica do sistema de avaliação da educação básica. A partir de dados colhidos junto ao IDEB constamos que as escolas indígenas em Santa Catarina avaliadas nos anos 2011 e 2013 ficaram entre os piores índices naquele estado. Buscamos compreender a metodologia e ideologia que orientaram as avaliações. Percebemos que há imposição de conteúdos e práticas metodológicas. A avaliação, sem respeitar as particularidades, segue sendo uma maneira de impor aos indígenas a integração à nação brasileira. A partir dos conceitos de colonialidade, concluímos que ao persistir esse modelo de avaliação as notas baixas são formas de resistência.

Keywords : Educação Escolar; Avaliação; Resistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )