SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Between the universal and the specifics in the construction of indigenous school educationThe Intermediate Stages of the training space of the Intercultural Degree: interactions and links between the Village and the University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ZOIA, Alceu  and  MENDES, Matilde. Protagonismo PaiterSuruí: práticas político-pedagógicas e suas relações com os etnoconhecimentos. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.405-419. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017419.

Este artigo estuda aspectos da educação escolar indígena e sua relação com os etnoconhecimentos do povo PaiterSuruí nas práticas político-pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa, de observação participante. Os protagonistas vivem na Terra Indígena PaitereyKarah, fronteira com Rondônia e Mato Grosso. No decorrer da pesquisa procura-se compreender alguns aspectos da busca por uma educação escolar indígena: específica, diferenciada, multilíngue, intercultural e que nasça das necessidades e do diálogo comunitário, com suporte nos principais interlocutores: Brandão (2006), Beleli (et al., 2009), Pappiani e Lacerda (2016), Freire (1992) e Benjamin (1987).

Keywords : Indígena; PaiterSuruí; Práticas Político-Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )