SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62Protagonism PaiterSurui: political-pedagogical practices and their relations with ethno knowledgeThe Training of Teachers and the “Being More” Indigenous author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Adailton Alves da; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara  and  FERREIRA, Lucimar Luisa. As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.421-432. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017432.

A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo.

Keywords : Educação; Formação de Professores/as Indígenas; Etapa Intermediária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )