SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número62Protagonismo PaiterSuruí: práticas político-pedagógicas e suas relações com os etnoconhecimentosA Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Adailton Alves da; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara  y  FERREIRA, Lucimar Luisa. As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.421-432. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017432.

A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo.

Palabras clave : Educação; Formação de Professores/as Indígenas; Etapa Intermediária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )