SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue62The Intermediate Stages of the training space of the Intercultural Degree: interactions and links between the Village and the University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

DUNCK-CINTRA, Ema Marta  and  SANTANA, Aurea Cavalcante. A Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.433-453. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017453.

Com estudo pautado em pesquisa de campo e bibliográfica e que enreda autores decoloniais e autores que discutem sobre a formação de professores, este artigo analisa o posicionamento dos professores Chiquitano e mostra as comunidades da Terra Indígena Portal de Encantado, por meio da educação, estão, gradativamente, transformando o “ser menos” em “ser mais” (FREIRE, 2014b). É possível afirmar que a criação da escola Chiquitano e a formação dos professores fizeram com que gradativamente constituíssem a si mesmos e ao seu “novo” mundo, registrassem a sua cultura, valorizassem o conhecimento ancestral, produzissem ciência e definissem as suas práticas pedagógicas.

Keywords : Formação de Professores Indígenas; “Ser Mais”; Decolonialidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )