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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DUNCK-CINTRA, Ema Marta  y  SANTANA, Aurea Cavalcante. A Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.433-453. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017453.

Com estudo pautado em pesquisa de campo e bibliográfica e que enreda autores decoloniais e autores que discutem sobre a formação de professores, este artigo analisa o posicionamento dos professores Chiquitano e mostra as comunidades da Terra Indígena Portal de Encantado, por meio da educação, estão, gradativamente, transformando o “ser menos” em “ser mais” (FREIRE, 2014b). É possível afirmar que a criação da escola Chiquitano e a formação dos professores fizeram com que gradativamente constituíssem a si mesmos e ao seu “novo” mundo, registrassem a sua cultura, valorizassem o conhecimento ancestral, produzissem ciência e definissem as suas práticas pedagógicas.

Palabras clave : Formação de Professores Indígenas; “Ser Mais”; Decolonialidade.

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