SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Processos formativos de professoras de Educação Infantil: olhares sobre a profissão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BALCA, Ângela Maria Franco Martins de Paiva; AZEVEDO, Fernando José Fraga de  y  BARROS, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues. A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.713-727. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017713.

Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvi da muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a ne cessidade de formação da família; conhecer progra mas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levan tamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.

Palabras clave : Família; Escola; Mediador de Leitura; Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )