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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

CAMPOS, Pedro Humberto Faria. O estudo da ancoragem das Representações Sociais e o campo da Educação. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.775-797. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017775.

A Teoria das Representações Sociais (TRS) tem aportado contribuições significativas no campo da educação no Brasil. Trabalhos recentes apontam o estudo da ancoragem das representações como uma via de avanço do conhecimento, per mitindo uma visão mais integrada das RS com seu contexto histórico e cultural. Assim, o texto examina o processo de ancoragem, descrevendo as formas de seu estudo nas três abordagens clássicas da TRS: a sociogenética, a posicional e a abordagem estrutural. O texto destaca, ainda, estudos no campo da educação que buscaram estudar a ancoragem e o tipo de respostas ou problemas educacionais que são tratados.

Palavras-chave : Ancoragem; Práticas Educativas; Trabalho Docente; Representações Sociais.

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