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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

LOCKMANN, Kamila  e  TRAVERSINI, Clarice Salete. Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares: implicações da educacionalização do social. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.817-835. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017817.

Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de do cumentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestrutu radas realizadas com professores e diretores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Entre os achados, atualmente visualiza -se um movimento de alargamento das funções da instituição escolar, que tem produzido uma reconfiguração daquilo que até então era com preendido como conhecimento escolar. Compre ende-se que esses dois processos - o alargamento das funções da escola e a redefinição contempo rânea dos conhecimentos escolares - encontram -se imbricados em um movimento mais amplo denominado educacionalização do social.

Palavras-chave : Alargamento das Funções da Escola; Reconfiguração do Conhecimento Escolar; Educacionalização do Social.

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