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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

DICKMANN, Ivo  y  HENRIQUE, Larissa. Formação inicial de educadores ambientais: desafios, limites e avanços. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.839-853. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017839.

Este artigo propõe compreender como a temática socioambiental está inserida no processo de formação inicial de educadores nas licenciaturas da Universidade Comunitária da Região de Chape có (Unochapecó). Opta-se metodologicamente pela pesquisa documental e análise de conteúdo das sínteses dos PPCs das licenciaturas, a partir da escolha de unidades de registro relacionadas à dimensão ambiental. Construiu-se um quadro sinótico sobre a temática ambiental nos currí culos, com centralidade no curso de Ciências Biológicas, tendo nas outras licenciaturas uma presença esporádica, pontual e acrítica. A pesquisa se referencia na educação ambiental freiriana, que está embasada nas contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental.

Palabras clave : Formação Inicial; Licenciaturas; Educadores Ambientais; Paulo Freire.

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