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Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

KINCHESCKINN, Ana Paula de Souza; SILVA, Vera Lucia Gaspar da  e  VALLE, Ione Ribeiro. Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970). R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.857-875. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017857.

Para investigar representações sobre um ofício de aluno que colaboram para legitimar um ideal meritocrático na escola foram mobilizados dois conjuntos de fontes: a) respostas de professoras que atuaram no ensino primário catarinense entre os anos de 1940 e 1970; e b) documentos que registram rotinas do cotidiano escolar. O apoio teórico sustenta-se em trabalhos de Pierre Bourdieu, Denice Catani e Ione Ribeiro Valle. São destacados artefatos que materializam expe dientes escolares, por entender que eles educam, seja pela falta, seja pelas prescrições que estabele cem como devem ser usados e, com isso, trazem indicativos de como podem servir para ensinar.

Palavras-chave : Memória Docente; Meritocracia; Cultura Material Escolar.

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