SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número63Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970)Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

MOREIRA, Kênia Hilda. Pesquisas em História da Educação com o livro didático: questões sobre fontes, temas e métodos. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.63, pp.877-903. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n632017877.

O objetivo do texto é apresentar um balanço das pesquisas em História da Educação que tiveram como objeto de análise o livro didático. Como fonte de busca são utilizadas as bibliografias apre sentadas pelos projetos Livros Escolares e Manua les Escolares, o Banco de Teses da Capes e Anais de congressos e revistas de história da educação. O balanço está dividido em uma análise quanti e qualitativa. Na parte quantitativa destaca-se núme ro de trabalhos, período, recorrência de autores, instituições de pesquisa, etc. Na parte qualitativa centra-se na análise do conteúdo das investigações, enfatizando os temas emergentes, os métodos, os referenciais teóricos e a temporalidade.

Palavras-chave : Pesquisas; História da Educação; Livro Didático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )