SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64The Identity (ies) of Child Education Teacher: journey of training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  and  SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.17-40. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018017.

O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social.

Keywords : Epistemologia; Pesquisa, Professores; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )