SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  y  SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Epistemologia da práxis e a produção do conhecimento. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.17-40. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018017.

O domínio da epistemologia é a ferramenta de que o homem dispõe para cuidar da orientação da produção do conhecimento, pois ajuda os sujeitos no entendimento e na intervenção no mundo natural e no mundo social. Nesse sentido, neste artigo trabalha-se a questão da epistemologia da práxis, referendada no método materialista histórico-dialético, como base da construção do conhecimento científico crítico e emancipador. Sustenta-se que, ao nortear os passos da produção acadêmica, gera-se um processo epistêmico que transcorre, explicitamente, no terreno da consciência, da interioridade, da desalienação, pois gerador de conhecimento significativo que conscientiza e emancipa, assegurando base crítica acerca das relações entre o epistêmico e o social.

Palabras clave : Epistemologia; Pesquisa, Professores; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )