SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Epistemologia da práxis e a produção do conhecimentoAvaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BRAGA, Lourdes Aparecida Machado; BEZERRA, Giovani Ferreira  e  GONCALVES, Josiane Peres. A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.41-63. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018041.

Este trabalho aborda a(s) identidade(s) de professoras de Educação Infantil, a partir de seus itinerários de formação. O objetivo é compreender a constituição da sua formação pedagógica, bem como caracterizar sua identidade profissional. Portanto, foram utilizados relatos autobiográficos, provenientes de professoras dessa etapa da educação básica no município de Naviraí-MS. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues às professoras, a partir dos quais foram escolhidas cinco participantes para compor narrativas autobiográficas. Foi constatado que as professoras se identificam com a Educação Infantil e que a construção da identidade profissional está relacionada com suas vidas e processos formativos.

Palavras-chave : Identidade Profissional; Formação Docente; Autobiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )