SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64The Identity (ies) of Child Education Teacher: journey of trainingThe construction of teaching practice: reflections on the relationship between individual action and social context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MORO, Adriano; MORAIS, Alessandra de; VINHA, Telma Pileggi  and  TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.67-90. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018067.

O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos.

Keywords : Avaliação do Clima Escolar; Construção e Validação de Instrumentos; Realidade Escolar Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )