SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formaçãoA construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MORO, Adriano; MORAIS, Alessandra de; VINHA, Telma Pileggi  y  TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.67-90. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018067.

O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos.

Palabras clave : Avaliação do Clima Escolar; Construção e Validação de Instrumentos; Realidade Escolar Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )