SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64The school climate assessment by students and teachers: construction and validation of measuring instrumentsInternationalization and transnationalization of higher education in Science Without Borders Program: amalgams and contradictions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ANJOS, Daniela  and  DAINEZ, Debora. A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.91-108. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018091.

O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de in tervenção realizado sob inspiração da metodo logia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibi lidades de transformação da ação individual.

Keywords : Habitus; Gênero de Atividade; Prática Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )