SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medidaInternacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ANJOS, Daniela  y  DAINEZ, Debora. A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.91-108. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018091.

O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de in tervenção realizado sob inspiração da metodo logia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibi lidades de transformação da ação individual.

Palabras clave : Habitus; Gênero de Atividade; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )