Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
ANJOS, Daniela e DAINEZ, Debora. A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.91-108. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018091.
O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de in tervenção realizado sob inspiração da metodo logia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibi lidades de transformação da ação individual.
Palavras-chave : Habitus; Gênero de Atividade; Prática Docente.