SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64The construction of teaching practice: reflections on the relationship between individual action and social contextResidents of urban illegal occupation in higher education in Recife author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SILVA, Maria das Graças Martins da  and  MARTINS, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim. Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.111-131. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018111.

O texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionaliza ção da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacio nalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de ou tra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internaciona lização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.

Keywords : Internacionalização; Transna cionalização; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )