Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SILVA, Maria das Graças Martins da y MARTINS, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim. Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.111-131. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018111.
O texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionaliza ção da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacio nalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de ou tra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internaciona lização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.
Palabras clave : Internacionalização; Transna cionalização; Educação Superior.