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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SILVA, Maria das Graças Martins da  y  MARTINS, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim. Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.111-131. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018111.

O texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionaliza ção da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacio nalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de ou tra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internaciona lização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.

Palabras clave : Internacionalização; Transna cionalização; Educação Superior.

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