SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto socialMoradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SILVA, Maria das Graças Martins da  e  MARTINS, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim. Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.111-131. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018111.

O texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionaliza ção da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacio nalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de ou tra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internaciona lização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.

Palavras-chave : Internacionalização; Transna cionalização; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )