SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Social Representation of the popular use of medicinal plants: experience in a rural communityThe manifest of public primary teachers of the Imperial Court and the emergence of teachers associations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de  and  AMARAL, Giana Lange do. Ensino primário e municipalidade: um estudo dos Relatórios Intendenciais das primeiras décadas do século XX. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.181-201. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018181.

Nas primeiras décadas do século XX, a edu cação era abordada pelo governo de Pelotas, localizada no Rio Grande do Sul, nos Relatórios Intendenciais, que se destinavam a apresentar os resultados das ações governamentais durante um ano. A partir da década de 1910, passaram a contar com fotografias sobre diversos temas, inclusive instituições de ensino municipais. O objetivo deste artigo é analisar o papel do ensino primário nos referidos documentos publicados entre 1900 e 1920. Verificou-se que o ensino primário foi integrado a esses temas e que tal vinculação encontra-se relacionada ao higienis mo e às preocupações com a formação cidadã.

Keywords : Ensino Primário; Imagens de Discentes; Primeira República; Cultura Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )