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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de  y  AMARAL, Giana Lange do. Ensino primário e municipalidade: um estudo dos Relatórios Intendenciais das primeiras décadas do século XX. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.181-201. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018181.

Nas primeiras décadas do século XX, a edu cação era abordada pelo governo de Pelotas, localizada no Rio Grande do Sul, nos Relatórios Intendenciais, que se destinavam a apresentar os resultados das ações governamentais durante um ano. A partir da década de 1910, passaram a contar com fotografias sobre diversos temas, inclusive instituições de ensino municipais. O objetivo deste artigo é analisar o papel do ensino primário nos referidos documentos publicados entre 1900 e 1920. Verificou-se que o ensino primário foi integrado a esses temas e que tal vinculação encontra-se relacionada ao higienis mo e às preocupações com a formação cidadã.

Palabras clave : Ensino Primário; Imagens de Discentes; Primeira República; Cultura Escolar.

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