SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue64Primary education and municipality: a study of the Intendencials reports of the first decades of the twentieth centuryConceptions of EJA and Mathematics Education of teacher trainers and their repercussions on continuing education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. O manifesto dos professores públicos primários da Corte Imperial e a emergência do associativismo docente. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.203-223. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018203.

Este artigo tem como objetivo discutir o ma nifesto dos professores públicos primários da corte, escrito em 1871, e suas relações com o as sociativismo docente e o processo de profissio nalização do magistério. A análise do manifesto fornece possibilidades para pensar as condições de surgimento do movimento de professores, suas formas de organização, reivindicação e atu ação. Utiliza-se como fonte para este trabalho o manifesto dos professores públicos primários da Corte, a legislação do período, com destaque para os relatórios do ministro dos negócios do Império e outros escritos de professores, como abaixo-assinados e jornais pedagógicos.

Keywords : Manifestos; Educação no Período Imperial; Profissionalização Docente; Escolas Primárias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )