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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. O manifesto dos professores públicos primários da Corte Imperial e a emergência do associativismo docente. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.203-223. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018203.

Este artigo tem como objetivo discutir o ma nifesto dos professores públicos primários da corte, escrito em 1871, e suas relações com o as sociativismo docente e o processo de profissio nalização do magistério. A análise do manifesto fornece possibilidades para pensar as condições de surgimento do movimento de professores, suas formas de organização, reivindicação e atu ação. Utiliza-se como fonte para este trabalho o manifesto dos professores públicos primários da Corte, a legislação do período, com destaque para os relatórios do ministro dos negócios do Império e outros escritos de professores, como abaixo-assinados e jornais pedagógicos.

Palabras clave : Manifestos; Educação no Período Imperial; Profissionalização Docente; Escolas Primárias.

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