SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número64O manifesto dos professores públicos primários da Corte Imperial e a emergência do associativismo docentePolíticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BRUNELLI, Osinéia Albina  e  DARSIE, Marta Maria Pontin. Concepções de EJA e de Educação Matemática de formadores de professores e suas repercussões na formação continuada. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.227-250. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018227.

O objetivo do artigo é apresentar a análise das concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de ensino e de aprendizagem de matemática de quatro formadores de professores dos CEFAPROs e verificar as possíveis implicações de suas concepções na formação continuada por eles realizada. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo com análise interpretativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, documentos e entrevistas semiestruturadas. A investigação revelou que os formadores possuem concepções que contribuem para uma sólida formação em educação matemática na EJA. No entanto, atualmente os formadores não ministram formação em educação matemática para esse público. Ou seja, os professores da rede pública estadual de Mato Grosso que atuam nessa modalidade de ensino, não participam de formação continuada.

Palavras-chave : EJA; Ensino; Aprendizagem; Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )