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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

GARCIA, Paulo Sergio; PREARO, Leandro; ROMEIRO, Maria Carmo  y  BASSI, Marcus. Políticas educacionais e o ensino de Ciências no Brasil: o caso do IDEB. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.251-274. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v27n642018251.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade do Ensino Fundamental, focando as disciplinas de Português e Matemática (PM). Esse foco exclusivo nessas disciplinas leva os estudantes a valorizá-las em detrimento de Ciências. Neste estudo investigou-se a percepção dos jovens, na região do grande ABC (São Paulo), quanto à importância das disciplinas estudadas cotidianamente. Os resultados mostraram que os alunos atribuem grande relevância às disciplinas de PM, induzidos pelas ações dos professores, da escola e das redes de ensino, que buscam melhores posições no ranking do IDEB. Esses dados são importantes para promover discussões entre escolas e secretarias de educação sobre políticas educacionais brasileiras.

Palabras clave : Educação Básica; Políticas Públicas; Ensino de Ciências.

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