SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.1University and society, challenges for Colombia in times of post agreementSelf-efficacy in career development and its influence on gender diversity in computer science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PINTO, Valmir Flores. Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.343-364. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6584.

A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto ama zônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.

Keywords : Amazônia; Educação; Formação de Professores; Hegemonia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )