SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.1Universidad y sociedad, retos para Colombia en tiempos de post acuerdosA autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

PINTO, Valmir Flores. Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.343-364. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6584.

A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto ama zônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.

Palabras clave : Amazônia; Educação; Formação de Professores; Hegemonia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )