SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.1Self-efficacy in career development and its influence on gender diversity in computer scienceI also learned and taught at the same time: lay teachers in the history of the rural school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BARROS, Josemir Almeida  and  PACIFICO, Juracy Machado. Infâncias e a escola rural: traçados e bordados. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.385-404. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6587.

Na presente pesquisa objetivamos analisar processos de instrução pública rural para crianças no início do século XX em Minas Gerais e suas representações. As fontes são documentos his tóricos, tais como relatórios de inspeção, legis lação, Mensagens de Presidentes, dados estatísticos demográficos e escolares. Compreende-se a partir da Sociologia da Infância uma institu cionalização de processos de instrução rural em que a proposta de educação estava vinculada à ideia de disciplinar os sujeitos, seja pelo traba lho, seja para o trabalho. Segundo Sarmento (2008) a sociologia da infância contribui para a reflexividade contemporânea nas realidades sociais em que as crianças estão imersas.

Keywords : Ensino Rural; Instrução Primária; Crianças; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )