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Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

BARROS, Josemir Almeida  y  PACIFICO, Juracy Machado. Infâncias e a escola rural: traçados e bordados. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.385-404. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6587.

Na presente pesquisa objetivamos analisar processos de instrução pública rural para crianças no início do século XX em Minas Gerais e suas representações. As fontes são documentos his tóricos, tais como relatórios de inspeção, legis lação, Mensagens de Presidentes, dados estatísticos demográficos e escolares. Compreende-se a partir da Sociologia da Infância uma institu cionalização de processos de instrução rural em que a proposta de educação estava vinculada à ideia de disciplinar os sujeitos, seja pelo traba lho, seja para o trabalho. Segundo Sarmento (2008) a sociologia da infância contribui para a reflexividade contemporânea nas realidades sociais em que as crianças estão imersas.

Palabras clave : Ensino Rural; Instrução Primária; Crianças; História da Educação.

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