SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65  suppl.1A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computaçãoEu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

BARROS, Josemir Almeida  e  PACIFICO, Juracy Machado. Infâncias e a escola rural: traçados e bordados. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.385-404. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6587.

Na presente pesquisa objetivamos analisar processos de instrução pública rural para crianças no início do século XX em Minas Gerais e suas representações. As fontes são documentos his tóricos, tais como relatórios de inspeção, legis lação, Mensagens de Presidentes, dados estatísticos demográficos e escolares. Compreende-se a partir da Sociologia da Infância uma institu cionalização de processos de instrução rural em que a proposta de educação estava vinculada à ideia de disciplinar os sujeitos, seja pelo traba lho, seja para o trabalho. Segundo Sarmento (2008) a sociologia da infância contribui para a reflexividade contemporânea nas realidades sociais em que as crianças estão imersas.

Palavras-chave : Ensino Rural; Instrução Primária; Crianças; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )