SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.1Children and the rural school: traced and embroideredEmancipatory evaluation of young and adult education with the vocational education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.405-423. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6588.

A discussão incidiu sobre alguns problemas que perpassam o espaço rural e suas escolas, e sobre as táticas empreendidas por seus professores para se apropriarem do espaço e transformarem-no em lugar pleno de significações. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica e bibliográfica demonstram que, no âmbito da investigação científica, a superação de uma análise natura lizada do rural e de suas escolas, bem como a edificação de outros caminhos para a escola em meio rural, demandam apreender historicamen te os problemas daquele meio, e tomar a cultura empírica de seus professores como dimensão formativa e elemento da cultura escolar.

Keywords : História da Escola Rural; Escolarização Rural; Professores Leigos; Cultura Empírica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )